Compartilhamento de largura de banda e Karma de nó

A rede Arweave baseia-se nos mecanismos de distribuição de conteúdo utilizados em BitTorrent e outras redes de compartilhamento de arquivos ponto a ponto. No entanto, o protocolo Arweave expande o foco do compartilhamento puro de largura de banda, como é comum em muitas outras redes, a uma noção generalizada de ‘ karma ’ para participantes da rede em vários tipos de comportamento.

Mecanismo básico

O protocolo BitTorrent propõe que os nós participem de um jogo chamado ‘ tit-for-tat otimista ’. Neste jogo, os nós compartilham dados reciprocamente com outros nós que compartilham dados com eles. Além disso, os nós ocasionalmente compartilham dados aleatoriamente. Este jogo leva a um Equilíbrio de Nash em que os nós compartilham dados livremente, na capacidade máxima da rede.

A rede Arweave aprimora essa noção de avaliação por pares e compartilhamento otimista de largura de banda, criando uma forma mais generalizada de ‘ karma ’, como anteriormente teorizado em outro lugar. Na versão deste jogo da Arweave, os nós rastreiam os sabores ‘ ’ executados por outros nós para eles. O principal fator ‘ ’ realizado na rede, no momento da redação deste documento, são nós que fornecem acesso ao conjunto de dados do Arweave, servindo dados da rede a outras pessoas, mediante solicitação. No entanto, os operadores de nós são livres para modificar seu código para rastrear favores de qualquer outro tipo ( isso pode ser um favor que eles recebem diretamente ou favorecem a rede em geral ). Os participantes da rede usam informações sobre esses favores para calcular a classificação dos pares. O participante usa esses rankings para determinar como eles compartilharão seus recursos com outros participantes da rede, preferindo aqueles que têm classificações mais altas, por exemplo, compartilhando mais largura de banda com eles. Então, da mesma maneira que no BitTorrent, nós ocasionalmente, ‘otimisticamente’ interagir entre si sem levar em consideração as classificações dos pares. Isso leva a um equilíbrio de Nash, onde todos os nós são incentivados a compartilhar recursos livremente e realizar comportamentos pró-sociais.

Projeto de mecanismo adaptativo

Notavelmente, o sistema de karma do Arweave não é imposto no nível blockchain do protocolo. Ou seja, não há consenso universal entre nós sobre o estado do jogo de reputação ou transições de estado no jogo durante sua operação. Cada nó é deixado para manter suas próprias classificações de outros pares, sem obrigação de relatar como ou por que essas classificações foram determinadas, significando que cada nó pode preferir qualquer comportamento em outros nós que escolher. Isso leva a uma estrutura de jogo altamente escalável, na qual a comunicação aérea sobre o consenso é praticamente inexistente, enquanto ainda atinge os objetivos do mecanismo.

Com base nisso, não há consenso de que todos os nós estejam jogando o mesmo jogo ( recompensando os mesmos ‘ favorece ’ — ) distribuindo recursos da mesma maneira <TAG1>. Isso permite que os mecanismos no jogo sejam altamente flexíveis e se adaptem a novas situações no ambiente da rede ao longo do tempo —, recompensando e punindo novos comportamentos à medida que surgem.

Essa ‘ adaptabilidade ’ do mecanismo é inspirada em fenômenos que surgiram no ecossistema BitTorrent entre 2007 e 2009. Durante esse período, um acompanhamento ao paper esboço inicial de Bram Cohen do mecanismo otimista de tit-for-tat no BitTorrent foi lançado. Este artigo detalhou um design para o BitTyrant, um cliente BitTorrent criado especificamente que abusou de falhas na formulação inicial de tit-for-tat otimista para permitir que os usuários lixiviem mais dados do que plantam para outros participantes da rede. Nesta fase, dois jogos ativos foram disputados na rede BitTorrent — otimista tit-for-tat e BitTyrant. Depois disso, a comunidade Bittorrent começou a criar agentes otimistas modificados para impedir as atividades de freeloading do BitTyrant, levando três jogos diferentes a serem jogados simultaneamente em muitos enxames diferentes do BitTorrent. Eventualmente, os usuários do BitTorrent geralmente são atualizados para clientes resistentes ao BitTyrant e o metagame adaptado para incentivar mais uma vez o comportamento pró-social.

Instâncias semelhantes de design de mecanismo adaptativo já surgiram no ecossistema Arweave. Por exemplo, em março de 2021, uma parte dos mineiros escreveu modificações em seus nós, em um esforço para combater outra parte dos mineiros usando o software de pool que eles consideravam predatório.

Favores financeiros

É provável que os nós evoluam para recompensar favores financeiros, bem como outros tipos de favores, como não há exigência ou aplicação de que todos os favores serão executados na rede Arweave na forma de compartilhamento de largura de banda. Portanto, é provável que alguns atores ofereçam serviços nos quais os usuários possam pagar um nó para extrair dados dele. Essa flexibilidade permite que os usuários escolham os favores mais fáceis para oferecer ( seja largura de banda, financeira ou de outra forma ) para receber comportamentos úteis de outros nós.